Sexta-feira, dia 8 de Abril passado, esta honrada Casa da nossa comunidade, a Casa da Madeira, dedicou uma noite à nossa canção nacional, o Fado, que contou com um jantar bem à nossa maneira, o “Rei” bacalhau com batatas a morro, tendo actuado dois artistas já com cartaz na nossa comunidade, o Paulo Filipe e a Nancy Costa. Esta última há longos anos que vem actuando na comunidade portuguesa aqui radicada tendo inclusive vencido, não há muitos anos atrás, um dos concursos organizados de canção portuguesa pela “Estação de Rádio CIRV/88.9FM”. Agora, pela primeira vez, Nancy Costa enveredou pelo Fado, onde destacamos “Uma Casa Portuguesa”, “Lágrima”, “O Tipanas”, “Rua do Capelão”, “Hortelã Mourisca” e “Lisboa Antiga ou doutras eras” entre muitas. Experimentou e não se saiu nada mal pelo contrário, muito bem até, tendo sido efusivamente aplaudida no fim do seu espectáculo.
|
O Paulo Filipe, um jovem que se tem vindo a revelar um fadista nato desde que, há pouco mais de 5 anos começou a repenicar no fado que ouviu e gostou tanto que nunca mais o deixou, tendo desde então actuado em muitos salões por este Ontário e até numa digressão à terra de seus pais, a Ilha de São Miguel. Assim, com a sua bonita e castiça voz, nos deixou com “O Rapaz da Camisola Verde”, “Dávida (Fado de Santa Luzia)”, “Lamento Fadista”, “A Casa da Mariquinhas”, “Já Me Deixou”, “Lá Vai Lisboa” e “Saudades do Brasil em Portugal” entre muitas.
|
Também actuou, apenas com dois fados, um dos quais o clássico, “A Casinha dum Pobre”, um veterano, dizemos, embora pouco conhecido de nós talvez por viver em Hamilton, mas cuja voz é bem apreciada por quem o escuta. É natural da Ilha da Madeira e tenho a certeza que muitos já o ouviram nalguma das suas esporádicas actuações. Chama-se José António Castro e quem o já o viu actuar de certeza absoluta que não o esquece pela excelente interpretação dos fados que nos presenteia.
Todos estes fadistas foram acompanhados por três dos nossos mestres da guitarra, viola e viola/baixo, respectivamente Gabriel Teves, Januário Araújo e Leonardo Medeiros.
A apresentação deste espectáculo esteve a cargo do nosso colega José Mário Coelho.
A noite continuou em festa com o salão lotado e boa música de dança não se fez esperar após terminado o sarau da nossa música nacional, o Fado, e assim o DJ de José Florival com o cantor Armando Vargas cantaram e animaram até bem dentro da madrugada.
Está de parabéns a gerência da Casa da Madeira no somar de mais um êxito nestas noites de divulgação da cultura lusa. Não parem. Continuem.
Voltar para Eventos Sociais |